quinta-feira, 12 de maio de 2016

Rotina de um adolescente homeschooler

Nesta semana recebemos uma mensagem no facebook de uma leitora do blog que disse estar interessada em começar o Homeschooling com seu filho no ano que vem. O filho dela cursa o Ensino Fundamental II e, por isso, ela nos pediu para relatarmos nossa experiência e rotina, a fim de ajudá-la nesse árduo processo inicial onde a maioria se sente mais perdida que cego em tiroteio.

Eu fiquei um tempão escrevendo uma resposta para ela quando me dei conta que nunca havia contado aqui no blog nossa experiência na prática. Como pode ajudar a muitos, resolvi escrever aqui um breve relato de como fizemos e fazemos aqui em casa.

Como a maioria de nossos leitores sabem, tiramos nosso filho do colégio neste ano. Na escola ele estaria cursando o oitavo ano do ensino fundamental II. Mas, desde o ano passado, já começamos a mudar a rotina aqui em casa, a fim de ir nos preparando para este ano. Isso foi de fundamental importância.

Começamos diminuindo a televisão, o vídeo-game e introduzindo a leitura. A princípio foi difícil, mas também nos educamos para ajudá-lo. Passamos a não ligar mais a TV como antes e a ler perto dele para incentivá-lo. Impressionante como os filhos só dão valor a alguma coisa quando percebem que também damos valor àquilo. É como dizem: as palavras podem até convencer, mas o exemplo arrasta. Portanto, para praticar a Educação Domiciliar é fundamental ter consciência que a vida da família toda deve mudar. 

No início fixamos um horário de leitura para ele todos os dias. Era pouco tempo, mas depois fomos aumentando. Também passei a auxiliá-lo na realização das tarefas de casa e a acompanhar de perto o que ele estava vendo na escola. Nossa relação foi se estreitando e, com o passar do tempo, comecei a complementar seus estudos em casa. Assim, pude ir treinando e ele se acostumando com a mãe professora e com a nova forma de aprendizado. Isso também fez com que eu descobrisse muitas mentiras e absurdos contidos nos livros didáticos adotados pela escola. Eu explicava isso a ele e demonstrava o correto. Aos poucos, e a medida que ia assimilando, ele mesmo passou a desprezar o ensino que recebia na escola.


Com o passar do ano seu gosto pela leitura foi aumentando e sua relação com os estudos melhorou bastante: antes ele tinha aversão à frase "vai estudar", mas depois que passamos a sentar com ele e estudar junto, a explicar os conteúdos e mostrar o quanto estudar pode ser algo interessante, quiçá prazeroso, ele mesmo passou a dar muito mais valor ao aprendizado.

O fato de termos adotado esse "período de transição" fez com que o processo de mudança para a Educação Domiciliar integral se desse de forma natural. Quando chegamos no final do ano letivo, ele mesmo nos pediu para sair da escola e estudar em casa, pois percebeu que desta forma aprendia muito mais. Além do que, a escola passou a ser um lugar chato quando comparada à forma como conduzíamos os estudos em casa. No caso do nosso filho, vale ressaltar também que já havia um tempo que ele andava muito insatisfeito com a escola. Ele se queixava muito de seus professores e colegas. Como estudava em um colégio elitizado, para ele as meninas eram muito "mimadas" e os meninos "uns otários". Além dos professores serem "mal humorados" e "sem educação", como ele costumava dizer.

Outra coisa que melhorou muito foi sua saúde. No ano passado ele sofria com vômitos e diarreias pelo menos umas 3 vezes por mês, sempre durante as aulas. E o coordenador sempre me ligava para ir buscá-lo. A aversão que as crianças têm à escola é tão grande que muitas passam mal por estarem lá ou mesmo fingem que estão doentes como um ato de desesperado para fugir daquela tortura. Engraçado que neste ano ele ainda não passou mal nenhuma vez! (rs).

Então, como não poderia deixar de ser, depois de muitas pesquisas e estudos sobre a educação domiciliar, bem como depois de mais de seis meses de "treinamento", sentimo-nos, finalmente, preparados para tirar nosso filho da escola. Esse processo que antecede à decisão definitiva é muitíssimo importante, pois não basta simplesmente ir lá e tirar da escola. Temos que estar conscientes de nossa escolha e adquirir prévio conhecimento sobre a Educação Domiciliar. Não basta lermos blogs e ouvirmos das famílias que educam seus filhos em casa que é legal. Temos que estar convictos de que esta é definitivamente a melhor opção para nossos filhos. Também é importante estudarmos, pois seremos bastante questionados quanto à nossa decisão. E como convencer alguém de algo se nem nós mesmos estamos totalmente convencidos? Também é importante saber que essa escolha requer sacrifícios e que, portanto, se não estivermos dispostos ou prontos para nos sacrificar por amor aos nossos filhos, definitivamente não estamos prontos para dar esse passo.

Passado, portanto, esse primeiro momento, e quando finalmente tiramos nosso filho da escola para adotarmos a Educação Domiciliar integral, antes de mais nada, paramos para nos perguntar qual o TIPO de educação, afinal, almejávamos proporcionar a ele. Sobre isso recomendamos a leitura desse post aqui.

Vencidas, então, estas primeiras etapas, chegou finalmente o momento de decidir qual o método iríamos utilizar. Nas nossas pesquisas descobrimos que, assim como existem várias filosofias ou escolas de pensamento que são adotadas pelas instituições de ensino Brasil a fora, existe, também, uma variedade de métodos utilizados pelas famílias que praticam a Educação Domiciliar.



Algumas abordagens do Homeschooling


Diante de tudo que estudamos, nossa vontade era adotar o Método Clássico, mas por circunstâncias alheias à nossa vontade, optamos por algo que poderíamos classificar como Método Eclético, onde trabalhamos a abordagem tradicional (conteúdo ministrado nas escolas) com o clássico!

Escolhido o método, é hora de preparar um bom currículo e ir atrás de material. No Brasil, ainda enfrentamos muitas dificuldades nesse ponto. Em países como os Estados Unidos, por exemplo, existem uma infinidade de opções e de materiais prontos que podem ser adquiridos pelos pais homeschoolers. Tem para todos os tipos e gostos. Algumas famílias brasileiras fluentes em inglês optam por importar esses materiais. Mas, como sabemos que essa não é a realidade da maioria, as dificuldades só aumentam.



Para aqueles que optam pelo método tradicional, uma opção é comprar os livros didáticos referentes ao ano que seu filho estaria cursando na escola e segui-los (quem quiser saber quais são as diretrizes atuais do MEC para a educação básica - ensino fundamental e médio - clique aqui). Sei de famílias que optam por adquirir todo o material adotado por alguma escola renomada, de sua preferência, por exemplo, e assim vão seguindo os conteúdos dos livros didáticos ao longo do ano e se sentem muito satisfeitas com os resultados, já que o diferencial fica por conta da criança ser educada pela própria mãe - a qual conhece como ninguém as necessidades de seu filho - e de forma individualizada, o que proporciona a participação ativa da criança nos estudos, já que ela se sente livre para fazer perguntas e tirar dúvidas, o que normalmente não acontece no contexto de sala de aula, onde a maioria dos alunos têm vergonha e até mesmo medo de se exporem e serem ridicularizados pelos seus colegas.

Mas, independente do método escolhido, a verdade é que muitos pais bem intencionados travam quando chegam nessa parte de montagem do currículo e da seleção dos materiais que serão utilizados. No meu caso, como eu havia passado meses pesquisando e estudando o assunto, acabei descobrindo muita coisa legal e, com o tempo, fui criando pastas e mais pastas em meu computador, as quais estão recheadas de dicas de material. Essa parte de pesquisas é um processo importante que todos os pais que decidem educar seus filhos em casa devem passar. Ficar sentado na cadeira esperando que as coisas caiam do céu não leva ninguém a lugar nenhum e só mostra que os pais precisam, antes de pensar em educar seus filhos, se auto-educarem. Claro que nesse processo de pesquisas obtive ajuda de muitas outras famílias que me deram dicas preciosas. Mas ninguém me entregou um currículo pronto. Isso eu mesma fui montando.

Hoje em dia no Brasil existem diversos blogs sobre educação domiciliar, os quais estão recheados de dicas. Alguns deles vocês podem encontrar linkados aqui na parte lateral do nosso blog. Eu mesma passei meses lendo cada um deles. Há alguns, inclusive, nos quais voltei três anos e li TODOS os posts. Criei pastas por faixa etária e hoje tenho indicações de tudo quanto é coisa para ser feito desde o ventre materno. Isso mesmo. Desde o momento que descobrimos que estamos grávidas já existem indicações do que ler para nossa barriga! rs. E todo esse processo, além de fundamental importância, é muito rico e esclarecedor. E nos deixa cada vez mais seguras também.

Você pode estar aí pensando que não tem tanto tempo disponível para ler tudo isso. Eu também não tinha. A verdade é que eu levei quase um ano para fazer isso, mas eu havia feito o firme propósito de pesquisar o máximo que eu conseguisse antes de começar a praticar. Então, todos os dias eu usava o tempo livre que tinha para ler alguma coisa relacionada ao Homeschooling. Por isso acho que tudo depende da nossa força de vontade.

Mas, apesar de muito importante essa fase de pesquisas, se você realmente não tem como fazer isso e quer ir direto ao ponto e otimizar sua preparação, recomendo que façam o curso "Homeschooling 1.0" da Camila Abadie, do blog Encontrando Alegria. Além de abordar a história do Homeschooling, as metodologias e questões jurídicas, a aula 05 do curso é só sobre seleção de materiais. A Camila fica mais de duas horas indicando materiais que podem ser usados desde o nascimento do bebê. É uma verdadeira pérola! Mas para quem tem filho adolescente como eu e precisa partir desse ponto, apesar das dicas preciosas que ela dá para essa faixa etária, não há muita opção de material, vez que sua filha mais velha ainda está com 11 anos de idade.

O meu filho tem 13 anos e como havíamos decidido não deixar de dar o conteúdo que ele veria na escola, eu decidi comprar um material pronto, referente ao oitavo ano do ensino fundamental, o mesmo que seria utilizado na escola que ele estudava anteriormente. Eu já conhecia o material e, apesar de saber que ele continha uma certa carga de doutrinação ideológica (qual não tem?), devido a minha experiência no ano anterior, eu já sabia como contornar essa situação. A intenção era usar esse material mais como um norte a seguir e paralelamente ir suprindo suas falhas e carências com os diversos outros materiais que eu havia selecionado, bem como com outras ferramentas que eu também julgava eficazes.

Usei as férias de janeiro desse ano para fazer o plano anual de estudos do meu filho e para preparar tudo. Decidi que teríamos 41 semanas de aulas, então peguei o calendário de 2016 e separei 22 semanas no primeiro semestre e 19 no segundo. Normalmente é assim que as escolas fazem, então eu só copiei a ideia. Depois eu fui no índice dos livros que adotei e distribuí todo o conteúdo ao longo dessas semanas. Neste sentido, antes de começarmos o ano letivo, eu já sabia exatamente o que ele ia estudar em casa semana. Depois fiz uma lista de bons livros que ele deveria ler ao longo do ano como literatura obrigatória, além dos livros literários que íamos usar como auxiliares em nossos estudos. Essa lista eu fiz baseada em indicações de outras famílias homeschoolers para a faixa etária dele.

No que se refere à educação Clássica, apesar de não a termos adotado por completo, nós incrementamos alguns de seus princípios nos estudos do Victor Hugo. Para isso, fizemos o curso "A Formação Literária da Criança" e "Introdução a 'Os Lusíadas'", ambos do professor Rafael Falcón, onde tivemos uma base de como educar por meio de clássicos da literatura. Assim, meu filho tem uma aula específica para estudar o livro "Os Lusíadas" de Camões, além de aulas de Latim na Schola Classica com o professor Clistenes Fernandes, conforme eu contei neste post.

A verdade é que trabalhar o método clássico ao mesmo tempo que damos as matérias da escola nos fez perceber a riqueza que deixamos de oferecer a nosso filho quando o obrigamos a seguir livros didáticos. A vontade que temos é de jogar esses livros no lixo e mergulhar completamente no ensino clássico. Mas, prometemos que não deixaríamos de trabalhar com ele o conteúdo da escola, por isso vamos manter nossa promessa e continuar passando o que ele estaria vendo se estivesse matriculado em uma instituição de ensino. No nosso caso, não podemos abrir mão disso porque essa condição nos foi imposta para que pudéssemos educá-lo em casa, mas se vocês tem total autonomia na vida de seus filhos e ambos os pais estão de acordo, indicamos o método clássico de ensino de forma total e integral.



Uma das ferramentas que tem nos ajudado, e muito, na educação do nosso filho é o Kumon. Lá ele tem aulas de matemática, português e inglês. Para quem não sabe, o Kumon é uma metodologia que visa incentivar a criança a ter autonomia nos estudos e sua grande inovação está no fato de ensinar o aluno a se tornar confiante e capaz de enfrentar sozinho o desafio da conquista do conhecimento. O objetivo é desenvolver a autoconfiança, o interesse em estudar e aprender por si. Em quatro meses de Kumon as diferenças no meu filho são gritantes.



Quanto à nossa rotina de estudos, escolhi o período da manhã para nossas aulas. Acordo meu filho entre 07h e 07h30 da manhã. Tomamos café em família e depois que meu marido sai para o trabalho a gente começa. Antes de tudo, lemos o Santo do Dia e fazemos uma pequena reflexão sobre sua vida. Depois fazemos uma oração e começamos. As aulas são sempre muito produtivas e muitas vezes parece até um bate papo, pois meu filho é muito participativo. Ele faz mil perguntas e questiona absolutamente tudo. Muitas vezes não dou a resposta de cara, mas vou o conduzindo de maneria a ajudá-lo a encontrar a resposta por si mesmo. Uma vez ele me disse que nunca havia feito sequer uma pergunta em sala de aula porque tinha vergonha. Mas como estamos em casa, só nós dois, então ele não tem vergonha nenhuma e deixa que sua curiosidade nata o mova. Participando ativamente dessa forma, ele grava o conteúdo com muita naturalidade.

Antes de terminarmos a aula sempre passo exercícios de fixação. É quando o deixo sozinho pesquisando, a fim de encontrar as respostas. Como já mencionei acima, gosto de usar outras ferramentas que também ajudam muito, tais como documentários, filmes, linha do tempo, jogos, passeios e até viagens. Algumas vezes peço que ele descreva em forma de narração ou dissertação o que estudou no dia. Outras usamos a leitura de livros literários como forma de complementar os estudos.



O período da tarde é reservado para seus exercícios diários do Kumon, sendo que na terça e quinta ele tem aula presencial na unidade. Também há um horário pré-fixado para a leitura diária. E nas segundas, quartas e sextas, além do já mencionado, ele tem escolinha de futebol.

Meu filho NÃO é são-paulino, mas essa é a escolinha mais perto de casa

Ele pede para deixar claro que é CORINTHIANO

Já no período noturno, após as 18h, nas segundas e quartas ele tem aulas de violão em casa mesmo, com um professor particular. Nas quintas ele tem "Celebração da Palavra" com sua Comunidade na nossa Paróquia. E nas sextas ele tem catequese de Crisma.

E por mais que não pareça, todos os dias ele desfruta de tempo livre, que ele costuma preencher de diversas formas. Há dias que ele gosta de descer para jogar bola com os garotos do condomínio. Há dias que ele fica praticando violão. Outros dias que ele fica imerso em seu quebra-cabeça de duas mil peças. Também há momentos que ele engata uma leitura por livre e espontânea vontade. Algumas vezes, ele fica o tempo todo desenhando. Há dias que ele me pede para ir à sorveteria com os amigos. E há dias que eu libero o Netflix. Esse último eu tento controlar ao máximo porque ele é meio viciado em séries, tais como "The Walking Dead", "Supernatural", "Arrow", "Breaking Bad", e afins. E se eu não controlo, ele é que não vai controlar!

Praticando

Outro ponto importante nesse processo de aprendizado são as obrigações domésticas. Meu filho tem algumas tarefas que são diárias, como arrumar sua cama, jogar o lixo fora, estender as roupas e lavar louça. Mas isso não o impede de me ajudar quando preciso, como ir ao supermercado/padaria quando peço, guardar as compras, ajudar com o almoço, etc. Essa parte também é muito importante e não pode ser negligenciada de jeito nenhum.

Meu filho lavando louça

Por fim, o que posso dizer a todos vocês que pensam em começar a praticar a Educação Domiciliar é que, na prática, as coisas são muito mais simples do que parecem ser. E que, por mais que a gente planeje minuciosamente como as coisas serão, elas sempre mudam, e para melhor. É impressionante como vamos ganhando confiança e nos adaptando com o tempo, e como as coisas começam a fluir naturalmente. Também impressiona como nossos filhos mudam o relacionamento com os estudos e naturalmente vão levando as coisas mais a sério e se tornando cada vez mais responsáveis e autodidatas.

Estamos há apenas quatro meses estudando em casa e muita coisa já mudou. Seriam necessários vários outros posts para contar tudo para vocês. Inclusive quero deixar registrado aqui que nossa ausência no blog é justamente porque andamos meio atarefados colocando as coisas em prática. A minha rotina mudou completamente e ando bastante atarefada. Além das coisas de casa e da educação do Victor, eu e meu marido também temos muitas obrigações em nossa comunidade paroquial, o que demanda muito de nosso tempo, com a graça de Deus. E digo isto porque quero deixar claro a todos que não importa o quanto a pessoa se ache ocupada ou o quanto se ache incapaz. No final das contas, podemos resumir tudo em uma única palavra: VONTADE. Com um pouco de organização e planejamento e muita oração, vamos longe! Temos que nos perguntar: o que é mais importante para nós: a educação de nossos filhos ou nossos momentos de descanso e lazer? O que queremos com a educação de nossos filhos: dar a eles um diploma ou conhecimento? Qual conhecimento queremos oferecer aos nossos filhos: aquele que dá dinheiro ou aquele que o leva a Deus? Responder a essas perguntas é fundamental para a preparação para a Educação Domiciliar.   

24 comentários:

  1. Que bom! Muito parecida com a nossa. Meus três filhos também têm 13 anos. Também há 4 meses. Um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Aline. Sério? Nossa, é tão raro encontrar mães de filhos adolescentes que fazem homeschooling neh? E vc tem três! rs. Podemos trocar mais figurinhas. Assim vamos nos ajudando tb ;) Abraço querida.

      Excluir
  2. Obrigada por compartilhar sua experiência conosco. Tenho um filho de 6 anos e um de 13 anos, adquiri o curso do Carlos Nadalin e vou aplicar com o meu de 6 anos (pois vou educá-lo em casa) e já decidi que vou tirar o de 13 anos da escola (pois o conhecimento que tem recebido na escola é preocupante). Tenho lido muito, mas ainda não tinha idéia de como iria montar este currículo para usar com o mais velho, e foi de grande valia ler seu testemunho e métodos adotados. Queria lhe perguntar, se há necessidade que eu adquira o Homeschooling 1.0 da Camila também, para aplicar com o de mais idade? E se não for muita ousadia, queria também saber qual é o primeiro passo a ser feito na escola deste meu filho mais velho se preciso comunicar algo à eles, buscar algum documento, por favor, gostaria de saber para agir da maneira correta. Obrigada!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cristina, tudo bem? Então, dentre as opções existentes, escolhemos pedir a transferência do meu filho quando chegou o final do ano letivo. Quando eles me questionaram o motivo de querermos tirá-lo daquela escola, eu respondi que era por motivos familiares, e eles não me questionaram mais nada! Nós não temos obrigação nenhuma de explicar os motivos pelos quais queremos tirar nosso filho da escola. Porém, eu omiti o fato de que não iria matricula-lo em nenhuma outra (rs). A coordenadora até me perguntou onde eu estava pensando em colocá-lo, eu respondi que ainda estávamos analisando. Preferimos fazer dessa forma porque sabíamos que assim não teríamos maiores problemas. E, se algum dia eu quiser voltá-lo para alguma escola, pelo menos terei o histórico escolar dele em mãos. Ah, e só para esclarecer, se fosse para ele voltar para a escola, ele não precisaria continuar de onde parou viu? É só fazer uma prova de nivelamento para ver se ele está apto a ingressar na turma referente à sua idade. Acho que essa parte é bem tranquila. Quanto ao curso da Camila, se você quiser adquiri-lo apenas por causa de seu filho mais velho, acho que não tem necessidade. Eu adotei apenas um material de História do Brasil que ela indicou, o qual estamos usando como material principal em nossas aulas de história do Brasil. Aliás, é o melhor material do mundo! Muito rico! Mas olha, vale dizer que o curso vai muito além de indicação de materiais viu? Eu gostei demais porque me deu uma visão mais ampla sobre o Homeschooling. E o preço de curso é muito bom. Mas fica a seu critério, claro! ;) Ah, estou pensando em fazer posts sobre como estudamos matéria por matéria, para ver se consigo ajudar um pouco mais as famílias que tem filhos adolescentes. Só preciso arrumar um tempinho para isso! rs. Espero ter ajudado de alguma forma. Um abraço querida :)

      Excluir
    2. QUE LEGAL ESTOU PRECISANDO
      TENHO UM SOBRINHO DE 14 ANOS VAI PRO ENSINO MEDIO ANO QUE VEM MAS TA DIFICIL A ESCOLA ...NÃO SABEM PRATICAMENTE NADA.ESCOLA PUBLICA TÁ UM HORROR...
      SE TIVER DICAS ME MANDE POR FAVOR OBRIGADA.

      Excluir
    3. Oi, Juliana. Vc pode me informar qual é esse material de história do Brasil?

      Excluir
  3. Juliana, fico imensamente grata por seu relato, meu filho vai fazer 11 anos e não quer mais ir a escola, na verdade ele nunca gostou de ir a escola, e quando li você falando que seu filho sempre passava mal e tinha que ir buscá-lo, foi um refrigério, porque aqui é igual.
    Minha vontade é tirá-lo da escola, mas ainda tenho muito medo.
    Tenho lido bastante a respeito, mas como você mencionou, os melhores materiais estão em inglês e infelizmente é uma língua que eu não domino. Enfim obrigada por seu relato, espero aprender muito com você e em breve poder educar meu filho em casa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Adriana. Coragem querida. O caminho é longo e árduo, mas muito rico e libertador. Coloque Deus à frente que Ele cuida do resto. Grande abraço.

      Excluir
  4. Estou me preparando para esse momento, a cada dia minha filha de 12 anos reclama mais da escola. E sei o quão nocivo é esse ambiente. Pago com sacrifício uma escola que ela não tem satisfação em ir.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ânimo querida Marjori. Não podemos esperar por dias melhores às custas das almas de nossos filhos não é verdade? Coragem!! E que o Senhor te ajude em sua decisão. Grande abraço.

      Excluir
  5. Olá! Adorei o post!!! Com bastante conteúdo e belamente esclarecido ... Obrigada por todas dicas e alertas!
    Gratidão por dedicar seu tempo em escrever detalhadamente a rotina de sua família para ajudar as outras!!!

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Obrigada pelo seu relato. É sempre animador conhecermos outras experiências. E a sua, com um adolescente, é diferente de tudo que tenho tido contato de pessoas do Brasil.
    Também fiz um curso da Camila e foi maravilhoso, essencial a ajuda que me deu.
    Estamos aqui no mesmo tempo de vocês, começamos o caminho ano passado e tiramos da escola este ano, mas a nossa filha tem apenas 6, iria para o primeiro ano.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  8. Parte 1
    Olá, Juliana!!!
    Quero começar dizendo que Nossa Sra Auxiliadora (Padroeira de minha cidade, comemora-se hoje!) hoje me trouxe até seu blog.
    Estou pedindo intercessão de Nossa Mãe, a cada dia para me mostrar o caminho para esta missão. Eis que te encontro!!! Que alegria.
    No livro Homescholling Católico, a autora diz que quando decidimos pela educação domiciliar para a maior Glória de Deus e salvação de nossos filhos, Ele nunca nos desampara e confiante nisto entrego diariamente as minhas confianças no Senhor.
    Temos 5 filhos, sendo 4 meninos e uma caçula de 1 ano e 4 meses. a idade deles: 13, 11, 9 e 6.
    Desde final de 2015 tiramos os 3 mais velhos da escola (o de 6 anos, nunca frequentou). Uma decisão que já estava em nossos corações, mas antes que pudéssemos nos preparar tivemos algumas situações embaraçosas nas escolas e pelo bem de nossos filhos os tiramos com urgência.
    Neste ano (2015) eu ainda trabalhava 2x na semana, mudança de rotina.... porque nos mudamos para um sítio a 35 km da cidade (já fazia parte dos nossos planos para o ensino domiciliar), tivemos um imprevisto... uma enchente que atingiu nossa propriedade e tivemos que voltar para cidade 3 meses depois de mudarmos!! Enfim... uma luta que daria um livro! E depois veio nossa princesa, uma gravidez muito esperada! Um presente.
    Bem... Deus foi nos preparando para a luta, estamos fortes agora!!! rs rs.
    Agora me deparei com a dificuldade para se ensinar em casa no Brasil... você disse tudo, tudo, tudo... no seu post. Eu estou perdida!!! porque são 4 em fases diferentes e o meu adolescente de 13 anos começou a demonstrar um certa preocupação, me perguntando todos os dias quando vamos começar o Homeschool de "verdade". Eu venho tentando me organizar... fiz minha rotina doméstica os integrando nela, cada um tem sua atividade na ajuda da casa, estou fazendo curso de alfabetização do Carlos Nadalim (para o de 6 anos), lendo diariamente para eles, eles graças a Deus são leitores vorazes!!!! ... fazendo nossas orações diárias, ensinando as virtudes... disse a eles que essa seria nossas primeiras aulas, e que mamãe está estudando todos os dias ´para o cronograma de homeschool. Mas me deparo com uma dificuldade... não tenho internet em casa, então... imagina isso!!! demoro nas pesquisas e quando venho na city .. tenho uma bebê, fora de casa e ela me demanda mais. Então encontrar um testemunho como o seu... perfil do meu filho de 13 anos!! que consolo.
    Hoje vim com o intuito de pesquisar o cronograma dele... o que ensinar a ele... qual conteúdo... então na esperança de ter sua ajuda, se você puder me compartilhar sua experiência na pratica, eu serei imensamente grata. Vc comentou que faria um post com sua rotina de matéria a matéria, vc conseguiu fazer ?

    Lucimar Lauriano

    ResponderExcluir
  9. parte 2

    Meu filho de 13 anos tem um Kindle (leitor digital) então ele lê mais de 4 horas por dia, também toca piano e violão, agora tá encantado com violão, ele é autodidata.. aprendeu sozinho... tem muita facilidade em aprender... ele também é Editor de Vídeos, também aprendeu por curso na internet e já até trabalhou fazendo vídeos na produtora do avô. Eu tenho trabalhado com ele, interpretação de textos, redação, tabuada e religião. E a rotina de casa mais as orações. Mas ele está na adolescência, uma novidade para mim também... então começou a se sentir sozinho, sem amigos... porque como moramos num sitio... agora ele começa a sentir. Coisa que os outros se divertem e por causa da idade brincam muito juntos!! mas é a fase dele, então já estamos providenciando atividades para ele alguns dias na semana, como aula de canto e algum esporte. Eu tenho certeza absoluta que fizemos a melhor escolha para eles. Então temos que ter Fé, força e coragem para enfrentar as dificuldades, hoje já lendo seu post me ajudou, vou pesquisar mais nele outros artigos e referências. Copiar e colar para ler em casa porque minha baby vai acordar e já tenho que preparar lanche para os outros e pegar a estrada... Ser mãe... é padecer no paraíso, diz o ditado e quero entrar lá com sapato e tudo! rs rs
    Com carinho e grata pela sua partilha,

    Lucimar Lauriano

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lucimar, moro em sp, entre em contato comigo quando puder, vamos trocar ideias sobre homeschooling! Meu email é lucianaskoba@gmail.com

      Excluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. Ótimo resumo da estrutura e rotina. Parabéns pelo trabalho!

    ResponderExcluir
  12. ótimas dicas, vou aplicar no berçário zona norte SP, espero demais mesmo que dê certo,

    ResponderExcluir
  13. Olá, estou iniciando esse processo em casa com 3 dos meus 6 filhos.
    Gostaria de saber se você é do caminho neocatecumenal?

    ResponderExcluir
  14. Olá, sou nova por aqui, ainda estou tentando assimilar tudo. Seu relato me ajudou muito. Tenho um filho de 11 anos na 7° serie e ele diz que não gosta de estudar; percebo que não aprende quase nada na escola e as aulas on line até eu acho chatas, Como ensiná-lo se eu me sinto "incapaz e insegura", ainda não consegui entender o que ensinar no método classico? nem como conseguir material "didático" para isso.

    ResponderExcluir
  15. Gostei muito do post, parabéns!

    Tenho 16 anos e estou no segundo ano do ensino médio, e desde que descobri o que é de fato o homeschooling, meu coração anseia em sair da escola e iniciar os estudos em casa. Como já sou mais velha, não sei se daria certo iniciar o homeschooling agora. No meu caso, seria para focar na faculdade e no curso que pretendo fazer, que é medicina.

    Você acha que seria possível fazer o homeschooling nessa situação? Eu não tenho condições de comprar livros e cursos, então teria que dar preferência para o material gratuito disponível na internet. E também só consigo estudar no período da tarde e da noite, pois de manhã tenho meus afazeres domésticos (limpar a casa, cozinhar, minha oração pessoal), pois tanto meu pai quanto a minha mãe trabalham, pois ao todo somos em cinco filhas (a mais velha tem 17, eu tenho 16 e as mais novas são trigêmeas e tem 11 anos), então tenho minhas responsabilidades como filha.

    No geral, meu foco seria o vestibular, o estudo de coisas que são de fato importantes e o estudo da história e doutrina da Igreja Católica, pois tenho o desejo de ser catequista.

    Existem outras questões envolvidas, mas o ponto principal é este que relatei. Você acha que daria certo?

    Agradeço e aguardo sua resposta :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida, como você ainda não é maior de idade, a decisão precisa partir dos seus pais.
      Como você relatou suas responsabilidades e maturidade para cumpri-las, os estudos exigem o mesmo afinco.
      Definindo suas próprias metas e as cumprindo para alcançar seus objetivos, você será plenamente capaz.
      Percebo como uma grande preparação para a vida adulta, que nos exige auto responsabilidades.
      Sugiro que faça um planejamento no papel de como seria a sua rotina de estudos, tempo de dedicação, quais conteúdos serão estudados, quando estima prestar o vestibular, etc.. Apresente este plano aos seus pais, como se estivesse oferecendo um produto muito interessante a eles. Fazendo isso, suas chances de que concordem aumentam muito, sem contar que com a aprovação deles, você estará pronta para executar. Sucesso, querida!

      Excluir