quinta-feira, 12 de maio de 2016

Por que estudar Latim?

Dia desses postei no facebook uma foto do meu filho estudando Latim. Aproveitei a oportunidade e falei um pouco sobre os benefícios de estudar esta língua. Foi o post que mais repercutiu até hoje em nossa página, com 73 compartilhamentos até o fechamento desta matéria! (rs)

Tendo em vista o enorme interesse pelo tema, resolvi trazer o post aqui para o blog para aqueles que não tiveram a oportunidade de ver tal publicação. Segue bis in idem:


"Àqueles que me questionaram o porquê de estudar Latim, segue abaixo alguns pequenos trechos do Livro The Well-Trained Mind: A Guide to Classical Education at Home onde a autora explica a importância do ensino do Latim para as crianças:

'Por que se importar com o Latim? Trata-se, afinal, de uma 'língua morta' (expressão pejorativa); não há literatura sendo produzida nela, ninguém a fala ou faz negócios por meio dela. Nós nos importamos por uma série de razões.
O latim treina a mente para pensar de modo ordenado. A língua latina (já que está morta) é o idioma mais sistemático à nossa disposição. A disciplina de coordenar desinências e organizar a sintaxe (formas gramaticais) segundo conjuntos de regras é o equivalente mental de correr três quilômetros por dia. E, uma vez que o latim exige precisão, a mente latinizada acostuma-se a prestar atenção a detalhes – hábito que compensará especialmente quando for estudar matemática e ciências.
O latim melhora a habilidade no inglês. A estrutura gramatical do inglês é baseada no latim, bem como cerca de 50% do vocabulário inglês. O aluno que entende como o latim funciona raramente será confundido por uma sintaxe inglesa mais complexa ou por palavras inglesas obscuras.
O latim prepara a criança para o estudo de outras línguas estrangeiras: francês, espanhol e italiano são todas aparentadas com o latim. Mesmo línguas não-latinas podem ser aprendidas mais facilmente se o latim já tiver sido estudado. A criança que já foi provada na sintaxe latina entende os conceitos de concordância, flexões nominais, conjugações verbais e gênero gramatical, não importa em que língua esses conceitos venham a aparecer.' (Tradução: Rafael Falcón)

E, abaixo, um trecho de um post feito por Camila Abadie no blog Encontrando Alegria:

'Mas para quem permanece sem entender direito o motivo pelo qual decidimos oferecer o estudo do latim aos nossos filhos, listo aqui algumas das muitas vantagens que a língua de Cícero oferece:
- O estudo do latim facilita o aprendizado de praticamente qualquer outra língua que o tenha em sua raiz (o espanhol, o francês, o italiano, o romeno). Vale notar que grande parte do que há de melhor em literatura encontra-se em língua francesa;
- Por sua própria estruturação, o aprendizado do latim facilita a organização do pensamento, da fala e, consequentemente, também da escrita. Estudar latim é quase metade do caminho para o estudo da lógica;
- Possibilita o acesso, em primeiríssima mão, a obras, textos e documentos históricos sobre os quais a civilização ocidental foi erigida. Ou seja, minha filha poderá apropriar-se de verdade do que há de melhor no legado dos antigos, sem depender de comentadores e intérpretes nem sempre confiáveis;
- Restaurar, ao menos no plano individual, a antiga qualidade da educação brasileira. Sim, há menos de um século era possível encontrar pessoas que sabiam latim (e ainda um outro idioma, geralmente o francês) e que haviam recebido uma educação comum, acessível a todos (ou à maioria);
- Livre acesso aos textos, documentos, hinos e canções da nossa fé, a fé cristã, que ainda hoje vale-se do latim para expressar-se, transmitir-se e adorar a Deus.'

Por fim, segue uma foto do meu filho em sua aula na Schola Classica com o professor Clístenes Hafner Fernandes:






Um comentário: